10 DICAS INFALÍVEIS PARA AUMENTAR A SUA PRODUTIVIDADE

10 DICAS INFALÍVEIS PARA AUMENTAR A SUA PRODUTIVIDADE

No artigo anterior, apresentei as 10 maiores causas de perda de produtividade, levantadas em pesquisa realizada recentemente nos Estados Unidos.

Vistas as causas que limitam a produtividade, apresentarei agora 10 dicas para aumenta-la, de modo a auxiliar a ser bem mais produtivo!

10 Dicas para Aumentar a ProdutividadeComo citei naquele artigo, produtividade é a redução do tempo gasto para executar um serviço, ou o aumento da qualidade de produtos elaborados, com a manutenção dos níveis de qualidade, sem o acréscimo de mão-de-obra ou aumento dos recursos necessários.

Ser produtivo não significa trabalhar mais, mas sim aproveitar o tempo de forma mais inteligente.

Assim, ao aumentar a sua produtividade, você estará não apenas melhorando os seus resultados, mas também fazendo o seu tempo render mais.

Ao ler as dicas abaixo, procure entender a ideia que está sendo transmitida para, daí então, pensar qual a melhor maneira de implantá-las em sua vida.

Garanto que, compreendendo e aplicando cada uma dessas dicas, sua produtividade evoluirá a um nível muito maior!

1. ESTAR OCUPADO NÃO É SINÔNIMO DE ESTAR PRODUZINDO

10 Dicas para Aumentar a ProdutividadeMuitas pessoas passam o dia todo ocupadas, até mesmo sem tempo de tirar um intervalo para as refeições. Mas, ao avaliarem minuciosamente aquele dia, verão que não foi tão produtivo assim.

Isso porque estar ocupado não é a mesma coisa de estar produzindo.

Segundo um estudo revelado pelo Dr Donald Wetmore, do Instituto de Produtividade, 20% de um dia de trabalho médio é gasto com tarefas realmente importantes, enquanto que 80% do dia é usado para coisas com pouco ou nenhum valor.

Algumas ocupações como responder e-mails, ir aos bancos, organizar o ambiente de trabalho, entre outras, nem sempre estão (em quase todas as vezes não estão) diretamente ligadas às nossas questões mais importantes!

Estar produzindo é estar fazendo coisas que trazem resultados diretos à realização dos objetivos.  É dar passos que clara e efetivamente nos aproxima deles!

Tudo o que se faz que não nos leva de forma clara e efetiva na direção dos nossos objetivos é mera ocupação.

Vejo que a maneira mais fácil de identificar se estamos ocupados ou se estamos produzindo é nos perguntando durante o dia: isso que estou fazendo está trazendo resultados diretos? Está me aproximando de forma clara e eficaz dos meus objetivos?

2. DESCUBRA OS MELHORES HORÁRIOS DA SUA PRODUTIVIDADE

10 Dicas para Aumentar a ProdutividadeNem todos somos iguais para produzir.

Alguns produzem mais logo pela manhã, mas não são tão produtivos no final da tarde. Outros precisam de um tempo para “pegar no tranco”.

Há ainda aqueles que produzem mais no período da noite, ou até mesmo de madrugada!

Enfim, cada um de nós tem um horário em que mais produz.

Faça uma autoanálise e descubra quais são os horários em que a sua produtividade é maior.

Daí então se certifique de que você sempre consiga trabalhar sem interrupções nesses horários.

3. MANTENHA-SE LÚCIDO

10 Dicas para Aumentar a ProdutividadeCerta vez, escutei da boca de T. Harv Eker que lucidez é sinônimo de poder. À época, não entendi muito bem a conexão. Mas após muita leitura e reflexão, conclui que faz total sentido.

A grande maioria das pessoas não agem com lucidez. Acabam colocando a vida no “piloto automático”, e agem para sobreviver. E isso coloca as pessoas lúcidas em enorme vantagem.

Se não sabemos exatamente onde queremos chegar, qualquer caminho serve, não é mesmo?

Foque no seu objetivo e trace de forma clara e lúcida cada passo que dará para chegar lá. Faça adaptações quando necessário. Mas nunca perca a lucidez.

Agir de forma lúcida faz com que nossas ações sejam muito mais produtivas.

4. PLANEJE O SEU TEMPO

10 Dicas para Aumentar a ProdutividadeSabendo exatamente qual o seu objetivo, e os passos necessários para alcançá-lo, organize o seu tempo.

Ao planejar o seu tempo você terá maior controle de tudo o que faz e o que precisa fazer. Você ainda se atentará aos seus prazos sem correr o risco de atrasos e saberá exatamente quanto tempo é necessário para realizar cada tarefa.

Não hesite em utilizar agendas, planilhas, calendários, aplicativos e demais ferramentas disponíveis.

Estabeleça as suas prioridades diárias, semanais e mensais, e comece a planejar o seu tempo com elas. Em seguida, agende as demais tarefas de acordo com o grau de importância de cada uma.

E se lembre de não marcar mais nada nos horários em que você é mais produtivo (dica 2)! Esse horário deve ser reservado para sua produção!

Também não se esqueça de fazer tudo isso de maneira 100% lúcida (dica 3)!

Uma das únicas coisas que dinheiro nenhum no mundo pode comprar é tempo. Nosso tempo é limitado. Aproveite da melhor forma o seu!

 

5. FAÇA UMA COISA DE CADA VEZ

10 Dicas para Aumentar a Produtividade

Na busca por uma maior produtividade, muitas pessoas fazem diversas coisas ao mesmo tempo. Acreditam estar realizando mais num mesmo espaço de tempo. São os denominados trabalhadores multitarefa.

Entretanto, uma pesquisa do Bureau Nacional de Pesquisas Econômicas dos EUA revelou que trabalhadores multitarefa são menos produtivos do que aqueles que fazem uma tarefa de cada vez.

A explicação dos pesquisadores é que o cérebro não consegue se concentrar em duas distrações cognitivas (que exigem esforço intelectual) de uma só vez.

Já um outro artigo publicado pela Harvard Business Review afirmou que ser multitarefa resulta numa queda de 40% na produtividade bem como no aumento de 10% do nível de estresse, vindo a confirmar a pesquisa anterior.

Executar duas tarefas simultâneas sem prejudicar a produtividade só é possível quando combinamos uma atividade cognitiva com outra física, como por exemplo, caminhar e escutar notícias.

Abandone de vez a ideia de ser multitarefa. Prime pela sua produtividade e execute uma coisa de cada vez!

 

6. NÃO CAIA NA CILADA DA PROCRASTINAÇÃO

As 10 Maiores Causas de Perda de Produtividade“Só vou dar uma olhadinha no meu WhatsApp antes”. “Só vou ler meus e-mails”. “Amanhã vejo isso”. “Preciso de um tempo”. “Hoje não estou com cabeça, depois resolvo”.

Já vivenciou situações como essas?

A procrastinação é, sem dúvidas, a maior inimiga da produtividade. Isso porque se trata do ato de você adiar as coisas, “enrolar” para fazer o que é preciso.

A procrastinação é um hábito que, quando diagnosticado, deve ser abandonado de imediato! No artigo “Procrastinação – O Maior Inimigo da Produtividade”, você pode encontrar dicas de como fazer isso.

7. ESTABELEÇA UM HORÁRIO PARA UTILIZAR A INTERNET PARA FINS PESSOAIS

10 Dicas para Aumentar a ProdutividadeComo vimos na pesquisa que revelou as 10 maiores causas de perda de produtividade, o que mais distrai as pessoas no trabalho são os equipamentos eletrônicos.

É indiscutível que, ao pararmos para responder as mensagens que recebemos no celular (SMS, Whatsapp, Facebook Messenger, Skype, etc.), perdemos todo o foco naquilo que estávamos fazendo.

Pior ainda acontece com as pessoas que ficam o tempo todo de olho na tela do celular, checando suas mensagens.

A verdade é que as pessoas que estão nos mandando mensagens durante o dia, (i) o fazem no horário que não as atrapalha, (ii) estão satisfeitas com a sua produtividade, ou (iii) não tem interesse nenhum em produzir mais. Não deixe que essas pessoas atrapalhem a SUA produtividade.

Estabeleça um horário para responder e-mails, mensagens, retornar ligações, e afins. E seja fiel a ele.

 

8. ENERGIAS CARREGADAS = MAIOR PRODUTIVIDADE

10 Dicas para Aumentar a ProdutividadeÉ evidente que uma pessoa cheia de energias têm muito mais condições de produzir do que uma pessoa com as energias pela metade.

E ao falar de energias, me refiro tanto às energias físicas quanto às energias mentais.

As energias físicas devem ser observadas através de todos os mandamentos que já conhecemos da saúde: boa alimentação, atividades físicas e, destaco, boas noites de sono.

Já as energias mentais vêm de se livrar de situações que consomem as nossas energias. A situação mais comum desgasta as energias mentais das pessoas é trazer problemas mal resolvidos do passado.

Procure se livrar de tudo aquilo que está consumindo as suas energias e te impedindo de produzir.

9. CRIE SEU RITUAL MATINAL

10 Dicas para Aumentar a ProdutividadeSabemos que ter uma rotina, com horários definidos para dormir, para acordar, para trabalhar, para fazer uma atividade física, e para se divertir, entre outros, contribui muito para o melhor gerenciamento do tempo.

Mas o que nem todos sabem é que ter uma rotina matinal pode fazer toda a diferença na sua produtividade ao longo do dia!

Muitos empreendedores de sucesso criaram os seus rituais matinais (muitos são bastante estranhos, inclusive) de modo a se motivarem e a concentrar suas energias físicas e mentais para melhor produzirem durante o dia.

A revista Exame publicou uma matéria muito interessante com 8 rituais que CEOs de sucesso fazem pela manhã.

Alguns, praticam atividades físicas logo pela manhã. Outros, optam pela meditação. Muitos contatam a família. Há ainda aqueles que gostam de ler ou ouvir notícias logo que acordam.

Enfim, descubra o que mais o motiva, fortalece as suas energias e estimula a sua produtividade e crie a sua própria rotina matinal!

 

10. A FELICIDADE ESTÁ EM TODO O PERCURSO, E NÃO APENAS NA LINHA DE CHEGADA

10 Dicas para Aumentar a sua ProdutividadeMuitas pessoas focam de tal forma nos resultados que se propõem a alcançar, que acabam por acreditar que só serão felizes quando atingirem seus objetivos.

E se esses objetivos demoram a serem alcançados, essas pessoas perdem motivação, ficam infelizes e têm uma grande queda de produtividade.

Viver o futuro nos impede de curtir o presente.  A felicidade não está apenas na linha de chegada, mas sim em cada pedacinho do percurso!

Caso encontre dificuldades para “viver” o presente (o que é normal, muitas pessoas enfrentam esse desafio), procure apreciar a natureza (parques, flores, montanhas…) e as coisas simples da vida (pôr do sol…). A meditação também tem ajudado muitas pessoas!

Obviamente que não se pode perder o foco nos objetivos. Devemos sempre nos certificar de que estamos seguindo na direção certa, e sempre pelo caminho mais curto, mas não deixando de aproveitar essa caminhada!

Curta cada parte do caminho, curta cada um dos seus dias, curta a sua saúde, curta o ambiente de trabalho, curta os companheiros de trabalho e ajude-os a curtir também (um simples “bom dia” com um sorriso no rosto melhora o dia de qualquer pessoa!), curta o relacionamento com os clientes (até os clientes chatos, por que não?), curta cada pequena conquista diária, curta o aprendizado adquirido com cada erro cometido, curta o que você mais gosta de fazer, curta também as tarefas que você não gosta de fazer, curta o happy hour com os amigos após o trabalho, enfim, curta cada dia da sua vida!

A felicidade é uma escolha de vida! Escolha ser feliz no presente!

Não espere para encontrar a felicidade apenas quando alcançar os seus objetivos. Talvez, até lá, você nem se lembre mais de como é ser feliz…

Sumário
10 DICAS INFALÍVEIS PARA AUMENTAR A SUA PRODUTIVIDADE
Artigo
10 DICAS INFALÍVEIS PARA AUMENTAR A SUA PRODUTIVIDADE
Descrição
Revelamos nesse artigo 10 dicas incríveis e infalíveis de como aumentar a sua produtividade e ainda ser mais feliz no seu dia a dia! :)
Autor
Site
Guia do Milhão

4 Comentários


  1. Maior verdade de todas: a felicidade é agora, não no futuro! Obrigada Tiago.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *