7 DICAS PARA ENSINAR INVESTIMENTOS PARA CRIANÇAS

7 DICAS PARA ENSINAR INVESTIMENTOS PARA CRIANÇAS

Nunca é cedo demais para começar a ensinar às suas crianças sobre investimentos. Começando a educa-los nesse sentido desde os 3 anos de idade, seus filhos podem vir a fazer parte de uma geração bem mais preparada e financeiramente experiente.

Algumas pessoas podem se assuntar: o que!? Desde os três anos de idade!? Sim! Nessa idade as crianças já têm discernimento para serem introduzidas no assunto.

E uma boa maneira de fazer essa introdução é através de um cofrinho, que geralmente vem em forma de um porquinho. Apesar de parecer um simples depósito de moedas, dar um cofrinho a uma criança vai ajuda-la a aprender os valores básicos de dois dos três pilares da riqueza: poupar dinheiro e investir dinheiro.

Quer ver como isso funciona com seus próprios olhos? Experimente incentivar os seus filhos. Ensine-os que podem comprar algo especial quando o porquinho estiver cheio. Isso costuma dar ótimos resultados!

A verdade é que o trabalho dos pais de ensinar as crianças sobre o dinheiro, deve começar desde o nascimento. A probabilidade de uma criança bem-educada financeiramente ter sucesso na sua vida financeira é infinitamente maior do que as demais crianças.

Se seus filhos sabem se comportar como milionários aos 18 anos de idade, podem até não ter um milhão na conta bancária. Mas, certamente, estarão no caminho para isso. Terão adotado bons hábitos.

Mas a pergunta é: como você, adulto, pode ensinar seus filhos sobre investimentos desde já? Como pode inseri-los no caminho dos bons hábitos financeiros? A seguir, uma listagem com 7 dicas muito eficazes para ensinar investimentos para crianças!

 

1. DEFINA O ESTÁGIO: DA POUPANÇA AOS INVESTIMENTOS

7 DICAS PARA ENSINAR INVESTIMENTOS PARA CRIANÇAS

A poupança é algo bastante fácil de se ensinar. Qualquer criança bem instruída consegue fazer isso, não é mesmo? Já os investimentos configuram o próximo passo da educação financeira. Ensine às crianças a diferença entre poupança e investimentos. Converse sobre o risco e sobre o retorno dos investimentos. E não se esqueça de ensiná-la a diversificar. Isto é, a não colocar todos os ovos numa única cesta.

 

2. MANTENHA SIMPLES, FALE O IDIOMA DELES

7 DICAS PARA ENSINAR INVESTIMENTOS PARA CRIANÇAS

Não comece explicando conceitos relativamente complicados. Seus filhos não precisam saber agora sobre a diferença entre o Tesouro Direto e a Letra de Câmbio. Nem sobre estratégias para operar no Mercado de Ações.

Explique que investir é basicamente um meio de usar o seu dinheiro para ganhar mais dinheiro. Que comprar uma ação é apenas comprar uma parte minúscula de uma empresa. Mantenha tudo o mais simples possível.

 

3. UTILIZE HISTÓRIAS

7 DICAS PARA ENSINAR INVESTIMENTOS PARA CRIANÇAS

As crianças (assim como nós, adultos) amam histórias! É o que nos faz frequentar os cinemas. É o que fez a Netflix expandir tão rapidamente no mundo todo. É o que faz as crianças implorar aos pais para ler para eles na hora de dormir. Envolver os seus filhos nas suas histórias e atividades de investimento, e explicar algumas das suas ideias de investimento são boas estratégias para despertar o interesse das crianças pelo assunto.

Se certifique de utilizar histórias para fazê-los entender por que você está poupando. E ainda, como o dinheiro que você está investindo irá te beneficiar no longo prazo.

 

4. IDENTIFIQUE O ESTILO DE APRENDIZAGEM DAS SUAS CRIANÇAS

7 DICAS PARA ENSINAR INVESTIMENTOS PARA CRIANÇAS

Em pouco tempo, um aprendiz visual certamente ficará entediado com uma conversa sobre investimentos. Observe como as suas crianças aprendem. Talvez os professores podem te ajudar a identificar o estilo de aprendizagem dos seus filhos. Adapte suas conversas sobre investimentos para esse estilo. Utilize diversas fontes para se comunicar: fotos, vídeos, aplicativos para smartphones, histórias, etc.

 

5. INCENTIVE COM JOGOS

7 DICAS PARA ENSINAR INVESTIMENTOS PARA CRIANÇAS

Por que não tornar o aprendizado mais divertido utilizando alguns jogos? Banco imobiliário é um clássico exemplo de um bom jogo educativo quando o assunto é investimentos.

 

6. PRESENTEIE COM UMA PEQUENA CARTEIRA DE AÇÕES

7 DICAS PARA ENSINAR INVESTIMENTOS PARA CRIANÇAS

Robert Johnson, presidente e CEO do Colégio Americano de Serviços Financeiros da Filadélfia, sugere que os pais dêem às crianças uma pequena carteira de ações. “Monte uma pequena carteira com algumas ações de empresas pagadoras de dividendos, e outras, de crescimento. Melhor ainda. Faça com que as empresas compreendam crianças: compre ações da Walt Disney, Coca-Cola, Nike… Isso vai criar nas crianças um apreço pela composição. Pelos rendimentos. E vai permiti-las perceber que algumas empresas maravilhosas não são necessariamente grandes investimentos”.

Ao contrário do que muitos pais pensam, uma pequena carteira de ações pode ser montada com pouco dinheiro! Para saber mais sobre o mercado de ações, clique aqui. Para saber como investir em ações de empresas americanas, clique aqui.

 

7. ESTIMULE O INTERESSE POR JUROS COMPOSTOS

MERCADO DE AÇÕES

Talvez seja essa a dica que mais gera resultados. Uma criança que se interessa desde cedo pelos juros compostos, passa a ter dois ativos muito eficazes no processo de enriquecimento: conhecimento e tempo.

Sabendo do poder dos juros compostos, e tendo tempo para explorar todo esse potencial, vai possibilitar à criança testemunhar pequenos investimentos serem transformados em fortunas ao longo do tempo.

 

Sumário
7 DICAS PARA ENSINAR INVESTIMENTOS PARA CRIANÇAS
Artigo
7 DICAS PARA ENSINAR INVESTIMENTOS PARA CRIANÇAS
Descrição
Veja 7 dicas muito eficazes para ensinar sobre investimentos para crianças e inseri-las, desde cedo, no caminho dos bons hábitos financeiros!
Autor
Site
Guia do Milhão

6 Comentários


  1. É muito importante, de fato, começar desde cedo a ensinar os filhos sobre esse tema. Ótimo artigo! Parabéns!

    Responder

  2. Realmente muito importante
    Se eu tivesse aprendido isso quando criança teria feito muito menos besteiras na vida

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *