COMO GANHAR DINHEIRO ESPECULANDO TÍTULOS PÚBLICOS

COMO GANHAR DINHEIRO ESPECULANDO TÍTULOS PÚBLICOS

Uma janela de oportunidades está para se abrir! E quem estiver atento a ela, pode vir a ganhar dinheiro especulando com os títulos de renda fixa mais seguros do mercado. Os títulos públicos comercializados no programa tesouro direto!

Os economistas e os profissionais de maior credibilidade no mercado financeiro têm previsto que devemos entrar em 2017 com a taxa SELIC fixada entre 12,75% e 13,25% ao ano. Isto é, abaixo da atual, que está em 14,25% ao ano. E que essa taxa tende a continuar caindo gradualmente.

É claro que estamos falando de previsões, que não irão necessariamente se concretizar. Mas além de se tratar de uma tendência bastante clara, já admitida pela equipe econômica do governo, inclusive, não é comum vemos esses profissionais do mercado errar esse tipo de previsão.

E, com base nessas previsões, podemos traçar estratégias de investimento rentáveis de especulação com títulos públicos.

Nesse artigo, mostraremos detalhadamente como fazer isso.

ENTENDA EXATAMENTE O QUE ESTÁ FAZENDO

PREVIDENCIA PRIVADA – VALE A PENA?

Como ensinamos no treinamento Segredos do Milhão, os milionários não torcem para que os seus investimentos deem certo. Eles apenas acompanham. Pois sabem exatamente o que estão fazendo e traçam estratégias que lhes permitem maximizar os seus lucros.

E é esse o primeiro passo para se especular títulos públicos: entender exatamente o que está sendo feito.

ENTENDA O MERCADO DE TÍTULOS DE RENDA FIXA

Como Ganhar Dinheiro Especulando Títulos Públicos

Também é necessário entender como funciona o mercado de títulos de renda fixa.

Um título de renda fixa pode se valorizar ou se desvalorizar. Tudo depende das condições posteriores à sua compra. Explico.

Imagine que estejamos comprando hoje um título de renda fixa com vencimento em dez anos, que prevê o pagamento de juros de 12% ao ano.

Se, daqui um ano, a taxa de juros do país subir, e for possível comprarmos outros títulos de renda fixa que paguem 15% ao ano, o nosso título vai deixar de ser interessante,  não é mesmo? Isso porque haverão outros títulos no mercado que remuneram melhor, concorda comigo?

Nesse caso, o que acontecerá com o nosso título? Ele se desvalorizará, pois os investidores preferirão comprar os títulos que pagam mais, do que comprar o nosso título. Faz sentido?

Por outro lado, se daqui a um ano a taxa de juros do país cair, e só encontrarmos títulos que pagam 9% ao ano, o nosso título, que paga 12% ao ano, passará a ser bem mais interessante do que é hoje, não é?

Assim, o nosso título se valorizará.

Se segurarmos o nosso título até o vencimento, receberemos exatamente a remuneração que contratamos. Todavia, se optarmos por vender o nosso título antecipadamente, teremos que comercializá-lo pelo preço que o mercado pagará por ele.

Isso acontece a todo momento no mercado de títulos de renda fixa. Os títulos se valorizam e se desvalorizam no decorrer dos ciclos econômicos.

ENTENDA O MOMENTO ECONÔMICO

COMO ENCONTRAR NOVOS COMPRADORES E CLIENTES

O próximo passo para aplicar a estratégia de investimento que estamos tratando é entender o momento do ciclo econômico que estamos vivenciando.

A taxa básica de juros hoje, no Brasil, é de 14,25% ao ano. Como mencionado no início deste artigo, os especialistas do mercado financeiro estão prevendo que, na virada do ano (2016 para 2017) a taxa SELIC estará entre 12,75% e 13,25% ao ano. E, nos anos seguintes, continuará a cair.

Consequentemente, a tendência é que os títulos de renda fixa acompanhem a taxa básica de juros da economia. E passem a oferecer juros menores aos investidores. Assim, não será possível comprar no próximo ano títulos com taxas de juros similares às que são vendidas hoje.

Desta forma, conforme explanado, os títulos que podem ser comprados hoje, que pagam taxas de juros maiores, se valorizarão nos próximos anos. E, claro, poderão ser vendidos no mercado por valores maiores!

TRACE A SUA ESTRATÉGIA

Como Ganhar Dinheiro Especulando Títulos Públicos

Entendendo como funciona o mercado de títulos de renda fixa, e a atual conjuntura econômica, fica fácil traçar uma estratégia de investimento que possibilite maximizar a taxa de retorno.

É exatamente isso que ensinamos no treinamento Segredos do Milhão: jogar o jogo do dinheiro como os milionários jogam! Entendendo como funcionam as regras do jogo, e sabendo ler os ciclos econômicos, fica simples aplicarmos estratégias rentáveis para diversos tipos de investimento!

Nesse caso específico, especulando com os títulos públicos, que são os mais seguros do mercado!

Essa estratégia só é possível com os títulos Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA+, pois o Tesouro SELIC não é volátil. Ele estará sempre acompanhando a taxa SELIC.

Já os dois primeiros respeitarão as taxas pactuadas na hora da compra do título. E certamente se valorizarão em caso de queda nas taxas de juros.

Outra dica importante: compre títulos com datas de vencimento longas. Quanto maior for o prazo de vencimento do título, maior será o impacto da sua valorização na rentabilidade em caso de venda antecipada.

Quando os juros começarem a baixar, fique de olho no site do tesouro direto para encontrar um bom momento para vender o título valorizado. Quanto mais baixos forem os juros oferecidos pelo tesouro direto pelo mesmo título, mais valorizado estará o seu!

Daí então, é só dar a ordem de venda e embolsar o valor investido nos títulos acrescido da valorização!

RISCO DE ESPECULAR TÍTULOS PÚBLICOS

Risco

A grande vantagem dessa estratégia é o baixo risco do investimento.

Se, na pior das hipóteses, os economistas e especialistas do mercado estiverem errados, e a taxa de juros não baixar nos próximos meses, você terá o seu dinheiro investido nos títulos de renda fixa considerados os mais seguros do mercado, recebendo exatamente os juros que foram contratados.

Mas, de uma forma ou de outra, a taxa básica de juros terá de baixar. E é questão de tempo para que isso aconteça. E, quando baixar, esses títulos tendem a se valorizar.

A notícia ruim é que essa janela de oportunidades raramente se abre. Só acontece quando a taxa de juros está num patamar alto com tendência de queda, o que claramente é a nossa situação.

Como não aproveitar?

Sumário
COMO GANHAR DINHEIRO ESPECULANDO TÍTULOS PÚBLICOS
Artigo
COMO GANHAR DINHEIRO ESPECULANDO TÍTULOS PÚBLICOS
Descrição
Veja como ganhar dinheiro especulando com os títulos de renda fixa mais seguros do mercado: os títulos públicos comercializados no programa tesouro direto!
Autor
Site
Guia do Milhão

15 Comentários


    1. Sim Emanuel!
      Antes de vender o seu título você saberá exatamente qual o valor que vai receber por ele.

      Responder

    1. Só você poderá tomar essa decisão, Emanuel.
      Quando as taxas de juros começarem a cair, a tendência é que o seu título se valorize. Quanto mais os juros caírem, mais valorizado estará o seu título.
      Acompanhe diariamente o valor de mercado dele, até que alcance um preço que te satisfaça. Daí é só dar a ordem de venda! 😉

      Responder

  1. tiago eu já tinha ouvido dessa estrategia mas nao tinha entendido agora sim entendi como funciona muito legal valeu

    Responder

  2. gostei desse artigo,vou colocar em pratica o que eu aprendi através desse ensinamento. uma pergunta? posso divulgar este artigo nas redes sociais para que outras pessoas vejam.

    Responder

    1. Muito obrigado Carlos!
      Com certeza!
      Fique à vontade para compartilhar!
      Grande abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *