QUANTO DINHEIRO VOCÊ ESTÁ PERDENDO POR NÃO INVESTIR?

QUANTO DINHEIRO VOCÊ ESTÁ PERDENDO POR NÃO INVESTIR?

Investir é uma parte fundamental de qualquer projeto financeiro. Infelizmente, muitas pessoas não investem suas economias. Ao invés disso, encontram uma amplo rol de desculpas para deixar de fazer isso.

Não investir certamente será prejudicial para a sua saúde financeira no longo prazo. Para entender melhor o porquê disso, vamos dar uma olhada em alguns números. Assim, você poderá ver exatamente o que está perdendo ao não investir.

 

VOCÊ PRECISARÁ DE RENDA NA SUA APOSENTADORIA

QUANTO DINHEIRO VOCÊ ESTÁ PERDENDO POR NÃO INVESTIR?

Antes de entrarmos nos detalhes do que você perde ao não investir, é importante entender suas necessidades no futuro.

Para a maioria das pessoas, o maior marco financeiro é o dia em que você sai do trabalho e não retorna mais. Mas, desse dia em diante, você ainda é responsável por pagar suas despesas! Mesmo que seus pagamentos deixem de cair na sua conta bancária mensalmente!

A previdência social é deficitária. Todos sabemos que em breve teremos reformas. E futuramente, mais reformas. Essas reformas são necessárias, e não há como fugir disso. E isso significa uma coisa certa para quem está postando suas fichas na previdência social: mais trabalho, e menos dinheiro.

A verdade é que a previdência social dificilmente cobrirá as necessidades básicas de muitos aposentados. Especialmente se você quiser manter o mesmo padrão de vida na aposentadoria.

Quando você se aposentar, você ainda terá que pagar por moradia, alimentação, roupas e diversas outras despesas, mas provavelmente com um orçamento menor. Para compensar a diferença na renda, você precisará de investimentos geradores de renda passiva na aposentadoria. No mínimo, uma previdência privada que complemente os seus rendimentos. E, sem investir, você provavelmente não receberá o suficiente para sustentar suas necessidades de renda na aposentadoria.

 

O CUSTO DE NÃO INVESTIR 100 REAIS POR MÊS

QUANTO DINHEIRO VOCÊ ESTÁ PERDENDO POR NÃO INVESTIR?

Como já mencionei, a maioria das pessoas buscam desculpas para não investir parte dos seus rendimentos. E a desculpa campeã é: “não sobra dinheiro para eu investir”.

Ora, é absurda e inaceitável essa desculpa de que não têm dinheiro suficiente para investir. Isso porque você não precisa economizar centenas ou milhares de reais por mês para valer a pena investir.

Apenas economizando um pouco, acrescenta. Vejamos, como exemplo, o que 100 reais mensais se tornam ao longo do tempo se você investir.

Antes dos juros, 100 reais por mês totalizam 1.200 reais por ano. Em 30 anos, 36 mil reais. Ou seja, se você poupar 100 reais por mês e guardar debaixo do colchão, após 30 anos você terá 36 mil reais.

Eu sei que só isso é pouco dinheiro para garantir a sua aposentadora. Mas quando falamos de investimentos, a história é diferente. Graças ao poder dos juros compostos, esse dinheiro pode valer um pouco mais quando investido.

No Brasil é muito fácil encontrarmos títulos seguros no mercado de renda fixa que pagam juros de 12% ao ano. E, se você investe 100 reais por mês, a juros compostos de 12% ao ano, durante 30 anos, você não terá 36 mil reais. Você terá quase 350 mil reais. Para ser preciso, R$ 349.496,41.

Assim, o custo de não investir 100 reais por mês ao longo dos seus próximos 30 anos é de 314 mil reais!

E aqui, estamos falando de apenas 100 reais mensais! Vamos ver o que acontece quando você investe mais de 100 reais por mês?

 

O CUSTO DE NÃO INVESTIR CRESCE COM SUA CAPACIDADE DE ECONOMIZAR

QUANTO DINHEIRO VOCÊ ESTÁ PERDENDO POR NÃO INVESTIR?

É bastante provável que você gaste pelo menos 200 reais por mês em algo que realmente não precisa. Eu gasto muito sem precisar. A grande maioria das pessoas faz isso.

Reduzir a quantidade de visitas a um restaurante ou deixar de assinar TV a cabo, por exemplo, são cortes de despesas desnecessárias que podem fazer com que a maioria das pessoas economize 200 reais por mês.

200 reais por mês, somados àqueles 100 reais do tópico anterior que você já deveria investir, totalizam um investimento mensal de 300 reais por mês.

E, se você investe 300 reais por mês, a juros compostos de 12% ao ano, durante 30 anos, você não terá 36 mil reais. Você terá mais de um milhão de reais. É isso mesmo! Você se aposentará um milionário! Terá exatamente R$ 1.048.489,24!

Isso ainda está abaixo do que muitas pessoas precisam para se aposentar. Mas, certamente, coloca essas pessoas no caminho certo.

A verdade é que, quanto maior a sua capacidade de poupar dinheiro, maior é o seu custo por não investir!

 

NÃO IGNORE O PODER DE INVESTIR, DÊ O PRIMEIRO PASSO

QUANTO DINHEIRO VOCÊ ESTÁ PERDENDO POR NÃO INVESTIR?

O mais importante é começar! É dar o primeiro passo! Até mesmo Warren Buffett, o maior investidor de todos os tempos, começou com o seu primeiro investimento. Uma boa maneira de dar o seu primeiro passo é aceitando esse desafio.

Você pode inventar uma lista de motivos para não investir, mas posso lhe dar milhares de razões pelas quais você deveria começar a investir pelo menos 100 reais por mês. E outras milhares de razões para investir ainda mais.

Cada dia você espera para investir, você está perdendo. Pare de perder e comece a fazer. Seu dinheiro não lhe renderá nada, a menos que você o coloque em prática.

Sumário
QUANTO DINHEIRO VOCÊ ESTÁ PERDENDO POR NÃO INVESTIR?
Artigo
QUANTO DINHEIRO VOCÊ ESTÁ PERDENDO POR NÃO INVESTIR?
Descrição
Não tem o hábito de investir? Veja esses números e saiba quanto "não investir" está custando ao seu bolso no decorrer do tempo.
Autor
Site
Guia do Milhão

8 Comentários


  1. Fato. Não investir custa muito caro. Mas as pessoas só tomamconsciencia disso tarde demais.

    Responder

  2. A reforma da previdência é coisa certa.
    Ou faz ou quebra.
    Quem espera depender só dela no futuro pode se preparar pra ter problemas.

    Responder

    1. De fato não é recomendável confiar o seu futuro apenas na previdência social, Juliano..

      Responder

  3. A qualidade dos artigos do blog continua sempre de alto nível parabéns para a equipe

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *