PLANOS DE APOSENTADORIA NOS EUA

PLANOS DE APOSENTADORIA NOS EUA

Em diversos outros artigos do nosso site, tenho recebido muitas perguntas dos nossos amigos leitores sobre planos de aposentadoria nos EUA. Por isso, para responder a dúvida da Elisa no artigo “Como abrir uma conta bancária nos EUA”, e de diversos outros leitores que têm me perguntado sobre o tema, escrevo esse artigo. Nele, explico de forma simples, os principais planos de aposentadoria nos Estados Unidos.

Começo esclarecendo que a legislação americana prevê diversas modalidades de planos de aposentadoria que podem ser comparados com os planos de previdência privada que temos no Brasil. Cada um desses planos apresenta alguns incentivos (a maioria deles envolve questões tributárias) específicos. Com a autorização do governo americano, esses planos de aposentadoria são oferecidos pelas instituições financeiras dos EUA (como Bank of America, Wells Fargo, Citibank, etc.).

O intuito desse artigo é apresentar e explicar os planos mais comuns de aposentadoria nos EUA. Vamos a eles?

 

IRA – INDIVIDUAL RETIREMENT ACCOUNTS

Planos de Aposentadoria nos EUA

Assim como qualquer pessoa pode abrir uma conta-corrente e uma compra-poupança em um banco dos EUA, também pode abrir um IRA.

O IRA pode ser traduzido como uma conta-aposentadoria. Mas, na prática, ela é uma conta de investimentos onde as pessoas depositam recursos visando a aposentadoria.

Uma vez que o dinheiro é depositado nele, você pode investir em renda fixa, fundos, e outros tipos de investimentos. Você pode, por exemplo, comprar e vender ações e títulos. Pode entrar e sair de investimentos. Tudo isso com o dinheiro que está depositado no IRA.

A legislação americana confere um benefício fiscal para essa conta-aposentadoria. Ela permite que você mantenha investido o ganho de capital que seria pago a título de imposto de renda. Isso significa que  você não paga impostos sobre os rendimentos anuais do montante que você tem investido no IRA. E isso ajuda o seu investimento crescer de forma mais rápida. O imposto sobre os rendimentos só será pago na aposentadoria, quando você retirar o dinheiro do IRA.

Se você declarar imposto de renda nos EUA, e não tiver uma conta de aposentadoria 401 (k) – falaremos dela adiante –, você também poderá deduzir os valores depositados no IRA na sua declaração de imposto de renda americana.

Mas nem tudo é mil maravilhas. Se você tirar o dinheiro do IRA antes dos seus 59 anos e meio – o que chamam de distribuição antecipada –, você estará sujeito a pagar uma penalidade de 10%, e ainda os tributos incidentes.

 

ROTH IRA

Planos de Aposentadoria nos EUA

O Roth IRA é uma conta idêntica ao IRA. Na verdade, o Roth IRA é uma espécie do gênero IRA. A diferença aqui está apenas e tão somente na tributação.

Se lembra que falamos que  o dinheiro investido no IRA pode ser deduzido da declaração de IR americana? Aqui, não. Ao contrário de um IRA regular, os depósitos no Roth IRA são feitos após impostos. Isto é, se você aufere rendimentos nos EUA, vai pagar os impostos sobre essa renda, e depois sim, depositá-lo no Roth IRA.

A boa notícia aqui é que todo dinheiro gerado no Roth IRA nunca será tributado novamente! E a melhor parte: você pode retirar o dinheiro depositado no Roth IRA antes da idade mínima de aposentadoria! E sem penalidades!

 

401 (K)

Planos de Aposentadoria nos EUA

O 401 (k) é uma conta-aposentadoria oferecida como benefício para os funcionários das empresas. Esta conta permite que o empregado deposite uma parcela do seu salário no 401 (k) antes da incidência dos impostos.

O maior benefício de depositar esse dinheiro antes da tributação é diminuir a base de cálculo dos tributos. Assim, se o empregado ganhar 100.000 dólares no ano, e depositar 20.000 dólares no 401 (k), por exemplo, será tributado sobre a base de cálculo de 80.000 dólares apenas.

Além disso, em um 401 (k), o imposto sobre os rendimentos do montante depositado são diferenciados até a aposentadoria.

Assim como o IRA regular, se optar por retirar fundos do 401 (k) antes da idade de aposentadoria, você estará sujeito a pagar uma penalidade de 10%, e ainda os tributos incidentes.

A princípio, esse plano de aposentadoria pode não parecer vantajoso quando comparado com o IRA. Mas, na prática, ele pode ser extremamente vantajoso dependo da empresa em que o empregado trabalha. Explico porque.

Muitas empresas complementam as contribuições dos empregados no 401 (k), até um determinado percentual. Assim, quanto mais o empregado deposita, maior a complementação da empresa (até um limite acordado). No longo prazo, esses depósitos feitos pelas empresas geram um benefício bastante significativo na aposentadoria dos empregados. É uma boa forma das empresas oferecerem benefícios aos empregados, motivá-los, e incentivá-los a poupar para a aposentadoria.

Esse plano de aposentadoria tem algumas variações, como o 403 (b) – conta semelhante oferecida aos educadores e aos trabalhadores sem fins lucrativos – e o 457 (b) – oferecido aos funcionários públicos.

 

ROTH 401 (K)

Planos de Aposentadoria nos EUA

O Roth 401 (k) pode ser visto como uma combinação do Roth IRA com o 401 (k). Apresenta característica de ambos os planos de aposentadoria.

Assim como o 401 (k), é um tipo de conta oferecida através das empresas. Todavia, assim como no Roth IRA, as contribuições são feitas após os impostos, e não antes, como no 401 (k). Desta forma, se o empregado ganhar 100.000 dólares no ano, e depositar 20.000 dólares no Roth 401 (k), ele será tributado sobre a base de cálculo de 100.000 dólares. Isto é, recolherá impostos de todos os seus rendimentos. Inclusive do montante destinado à sua conta-aposentadoria.

Por outro lado, cumprindo-se a legislação, as contribuições e ganhos em um Roth jamais serão tributados novamente!

 

SIMPLE IRA

Planos de Aposentadoria nos EUA

SIMPLE IRA é a abreviação de “Savings Incentive Match for Employees IRA”.

Trata-se de um plano de aposentadoria que pequenas empresas podem oferecer aos seus funcionários. É um plano muito parecido com o 401 (k), mas com algumas flexibilidades e com custos menores, justamente para facilitar a adesão por empresas menores.

 

SEP IRA

Planos de Aposentadoria nos EUA

O SEP IRA é um plano de aposentadoria destinado a autônomos que não tem funcionários.

É muito parecido com o IRA regular. O profissional autônomo pode contribuir com uma parcela da sua renda e deduzir este montante do seu imposto de renda.

A principal diferença é que os limites máximos de contribuição anual são mais altos que a maioria das outras contas de aposentadoria com benefícios fiscais.

 

MÚLTIPLOS PLANOS DE APOSENTADORIA NOS EUA

Planos de Aposentadoria nos EUA

Assim como no Brasil, a legislação americana permite investir em mais de um plano de aposentadoria.

À medida que você aumenta a sua renda, você pode acumular uma variedade de planos de aposentadoria. É possível, por exemplo, ter um IRA. Depois começar também um Roth IRA. E daí por diante.

Também é possível fundir um ou mais desses planos.

Você pode ainda converter planos, o que não é possível no Brasil. Nos EUA é permitido, por exemplo, converter um 401 (k) existente ou IRA em um Roth IRA. Basta pagar o imposto sobre o montante que está depositado na conta-aposentadoria hoje, e nunca pagá-lo novamente!

 

QUAL É O MELHOR PLANO DE APOSENTADORIA NOS EUA?

Planos de Aposentadoria nos EUA

É muito provável que você me pergunte: qual o melhor plano de aposentadoria nos EUA?

Como quase tudo quando tratamos de investimentos, a resposta é: depende!

Particularmente, vejo que, para quem trabalha nos EUA, o 401 (k) ou o Roth 401 (k) é a opção que mais pode impulsionar o capital investido. Principalmente se o incentivo do empregador for bom!

Mas também vejo o Roth IRA como um ótimo lugar para guardar dinheiro extra que você está economizando para a aposentadoria. Ou até mesmo para situações especiais, como comprar uma casa nos EUA, por exemplo. Lembre-se que as contribuições feitas para um Roth IRA podem ser retiradas sem penalidade antes da aposentadoria. E também não serão tributadas após a retirada.

E aí? Qual o melhor plano para você?

Sumário
PLANOS DE APOSENTADORIA NOS EUA
Artigo
PLANOS DE APOSENTADORIA NOS EUA
Descrição
Tudo sobre os principais planos de aposentadoria nos EUA. Saiba quais são, como funcionam, e quais as vantagens e desvantagens de cada um deles!
Autor
Site
Guia do Milhão

8 Comentários


  1. Tiago a previdência social dos EUA é sólida e financeiramente saudável ou corre riscos como no Brasil?

    Responder

    1. A previdência americana é bastante sólida Juliano.
      Bem mais confiável que a brasileira.

      Responder

  2. Tiago… onde busco mais informações sobre o Roth ou SEP IRA? Consigo investir sem ter endereço estabelecido?

    Responder

    1. Olá João!
      Você vai precisar de um social security number para aderir um desses planos.

      Responder

  3. Olá Tiago, Vc conhece alguma empresa no Brasil que intermedeie o negócio?

    Responder

  4. Atualmente vivo no Japao. Morei por mais de vinte anos nos Estados Unidos, voltei ao Brasil em 2010, paguei o social security por mais de dez anos e anualmente recebia informacoes sobre a minha conta, quais eram os meus beneficios, enfim voltei para o Brasil sem requerer a minha aposentadoria. Gostaria de saber se daqui do Japao posso aplicar para retirement, minha ultima contribuicao foi em 2009. So hoje fiquei sabendo do novo acordo previdenciario entre Brasil e USA e que posso usar o tempo de contribuicao para aposentar no Brasil. Tenho 65 anos de idade. Muito obrigado pela atencao.

    Responder

  5. Tiago, eu sou africano (angola), percebi que para um não residente nos Estados Unidos, para me habilitar a um plano de aposentadoria, precisaria ter antes o Social Security Number.
    Assim, como se pode conseguir o Social Security Number, morando e trabalhando fora dos Estados Unidos da América?

    Obrigado
    Pedro

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *