QUAL É O SEU PERFIL DE INVESTIDOR?

Ao procurar uma instituição de crédito ou uma corretora de valores para fazer investimentos, você muito provavelmente vai ouvir a pergunta: “qual é o seu perfil de investidor?”

Essas instituições oferecem, inclusive, um pequeno questionário, através do qual identificam o seu perfil de investidor para melhor te orientarem no que diz respeito aos seus investimentos.

Daí a importância de identificar o seu perfil. Só assim poderá distribuir os seus investimentos em consonância com os seus objetivos e as suas expectativas.

A RELAÇÃO DO PERFIL DE INVESTIDOR COM O RISCO DOS INVESTIMENTOS

O risco dos investimentos é o grau de incerteza que se tem com relação ao seu dinheiro e ao retorno esperado.

Assim, em regra, quanto mais arriscado for um investimento, maiores são as possibilidades de retorno do mesmo, e isso ocorre justamente para compensar o risco de perdas que recai sobre ele.

Desta forma, vemos os CDBs emitidos pelos bancos de menor expressão pagarem taxas maiores do que os CDBs emitidos pelos bancos mais renomados. Em tese, os títulos emitidos pelos bancos menores são considerados mais arriscados que os papéis emitidos pelos grandes bancos.

Não obstante, os títulos públicos brasileiros são considerados mais arriscados que os títulos públicos americanos, razão pela qual pagam mais juros para atrair os investidores.

A natureza dos investimentos também influenciam nessa relação risco x possibilidade de retorno. Um exemplo disso são os investimentos em renda variável que, apesar de mais arriscados que os investimentos de renda fixa, oferecem possibilidades maiores de ganhos.

Alguns investidores toleram mais exposição ao risco na expectativa de obter um retorno maior. Outros, são mais cautelosos e preferem fazer investimentos mais seguros.

Qual é o seu perfil de Investidor?

OS TRÊS TIPOS BÁSICOS DE PERFIL DE INVESTIDOR

A classificação dos investidores variam de acordo com cada instituição que faz essa avaliação.

As três categorias básicas de perfil de investidor, isto é, as mais utilizadas, são: perfil conservador, moderado ou agressivo (também conhecido como perfil arrojado).

  • Investidor Conservador faz investimentos de menor risco, ainda que isso signifique ter ganhos menores. Concentra a maior parte dos seus investimentos em renda fixa e em investimentos de alta liquidez.
  • O Investidor Moderado opta por distribuir os seus investimentos entre os de maior e menor risco. Busca um equilíbrio entre a segurança, a liquidez e a rentabilidade.
  • Já o Investidor Agressivo é aquele que prefere fazer investimentos mais arriscados, buscando sempre ganhar mais, mas sabendo que também está mais exposto a perdas. Aceita ter rentabilidade negativa no curto prazo para ter ganhos maiores no longo prazo. Aloca grande parte dos seus investimentos na renda variável.

Para classificar o perfil do investidor, são utilizadas diversas variáveis, entre as quais, a idade, escolaridade, quanto tem para investir, o prazo dos investimentos, a razão pela qual investe, o conhecimento e experiência nos investimentos, e como o investidor lida com o risco e com a possibilidade de perdas no curto prazo.

OS REFLEXOS NA ALOCAÇÃO DOS INVESTIMENTOS

Como já falamos, a principal finalidade em identificar o seu perfil de investidor é distribuir os seus investimentos da melhor forma possível.

Cada instituição sugere uma maneira própria de distribuir ativos. Por isso, diversas são as sugestões de alocação de investimentos. Destaco, como exemplo, a sugestão que a corretora XP Investimentos faz para cada perfil:

Perfil de Investidor Conservador:

Qual o Seu Perfil de Investidor?
Sugestão de distribuição de investimentos feita pela corretora XPI para o perfil de investidor conservador

Perfil de Investidor Moderado:

Qual o Seu Perfil de Investidor?
Sugestão de distribuição de investimentos feita pela corretora XPI para o perfil de investidor moderado

Perfil de Investidor Agressivo:

Qual o Seu Perfil de Investidor?
Sugestão de distribuição de investimentos feita pela corretora XPI para o perfil de investidor agressivo

IDENTIFIQUE O SEU PERFIL!

Já fez o teste? Se ainda não, faça isso já, e aloque os seus investimentos de forma que melhor se enquadrem no seu perfil!

Abaixo, quatro sites onde que você pode fazer esse teste:

E então? Qual o seu perfil de investidor?

 

7 Comentários

    1. Tiago Waterkemper

      Não é motivo para ficar triste Luciene! Nenhum é pior ou melhor que os demais! São perfis diferentes apenas! 😉 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *