VENÇA SUAS CRENÇAS LIMITANTES COM PEQUENAS MELHORIAS DIÁRIAS

VENÇA SUAS CRENÇAS LIMITANTES COM PEQUENAS MELHORIAS DIÁRIAS

Você já percebeu que as lições que aprendemos na nossa vida pessoal também impactam a nossa vida profissional? E também diversas outras áreas da nossa vida? Uma dessas lições que aprendi é sobre como as pequenas melhorias diárias fazem a diferença. Especialmente, para vencer as crenças limitantes, que muito nos impedem de prosperar.

Se você quer mudar ou apenas melhorar algo na sua vida pessoal, não é preciso que essa mudança seja repentina. Muitas vezes, sequer é apropriado.

Um exemplo é quando alguém precisa emagrecer. Caso a pessoa tenha o costume de comer muito, não é aconselhado que, de um dia para o outro, comece a ingerir uma quantidade muito menor de alimentos. Seria, inclusive, difícil manter a dieta, uma vez que o organismo vai sentir uma mudança brusca. O que também não é saudável.

Assim, o mais adequado é que, ao iniciar uma dieta, a redução de alimentos consumidos diariamente ocorra gradativamente. Com isso, o nosso corpo tem mais facilidade para se adaptar aos novos costumes. E isso não é indicado apenas em caso de dieta.

É por essa razão que as pequenas mudanças diárias (para melhor, é claro) são muito eficientes. Seja para emagrecer, seja para conseguir um emprego melhor, para melhorar o desempenho nos estudos, ou até mesmo para melhor gerir o próprio negócio. Isso significa que empreendedores de sucesso são aqueles que sempre estão em busca do aperfeiçoamento.

Se você já tem o seu próprio negócio e estiver indo de “vento em popa”, é preciso estar atento ao que pode ser mudado e melhorado. O mesmo serve para a sua vida profissional e para as suas finanças pessoais, se tiverem apresentando resultados muito abaixo do esperado. Ainda mais nos dias de hoje, em que as mudanças que ocorrem nos mais diversos segmentos de mercado, são muito dinâmicas. Quem “dorme no ponto” vai inevitavelmente ficando para trás.

 

COMO FAZER MELHORIAS DIÁRIAS

VENÇA SUAS CRENÇAS LIMITANTES COM PEQUENAS MELHORIAS DIÁRIAS

Tendo um conhecimento profundo da sua profissão ou do seu negócio, e utilizando as ferramentas adequadas para os gerir, é possível de maneira constante fazer melhorias diárias. Isso significa que você deve estar sempre atento ao que os dados estão tentando te dizer. Dados nos permite aprimorar nossa gestão profissional e/ou empresarial. Colha sempre o maior número de dados possível. Esteja sempre bem informado.

Assim, conhecer o seu público alvo, manter contato pelas mídias sociais, fazer pesquisas de opinião, acompanhar as flutuações do mercado, e estar atento aos lançamentos, entre outras, são as tarefas que permitem que mudanças sejam feitas para melhorar seu desempenho profissional e/ou o seu negócio. No entanto, mais do que isso, muitas vezes, é preciso mudar também a forma como pensamos.

É muito importante saber tomar decisões. Mas a nossa tomada de decisões é muito influenciada pelas nossas convicções. Basicamente, as convicções são tudo aquilo que acreditamos e que, mesmo de forma inconsciente, utilizamos para tomar decisões.

Um exemplo é quando o indivíduo acredita que se estudar vai ter um bom emprego. Se ele acredita nisso possivelmente vá se dedicar aos estudos e, muito provavelmente, terá um bom emprego.

Outro indivíduo, entretanto, pode ter a convicção que só estudando se tem sucesso na vida. E que, se não tiver dinheiro para pagar os estudos, estará fadado ao fracasso. Assim, se essa pessoa não tiver dinheiro para pagar os seus estudos e não mudar essa sua convicção, é muito provável que, de fato, fracasse profissionalmente!

Convicção é acreditar em algo e agir de tal forma que se concretize as suas crenças, sejam elas boas ou ruins. Quando ruins, podem passar a limitar a pessoa. A impedir que tenha bons resultados. Essas convicções ruins também são conhecidas como crenças limitantes.

Assim, uma pessoa que está recheada de convicções ruins deve, mesmo que aos poucos, mudá-las. As crenças limitantes devem ser quebradas. Só assim vai conseguir alcançar os seus sonhos e realizar na sua vida tudo o que deseja.

 

COMO QUEBRAR CRENÇAS LIMITANTES DE FORMA GRADATIVA

VENÇA SUAS CRENÇAS LIMITANTES COM PEQUENAS MELHORIAS DIÁRIAS

Um dos maiores especialistas no assunto, autor e treinador americano Anthony Robbins explica como as nossas crenças limitantes podem ser quebradas: “compreenda que suas convicções podem mudar, à medida que adquire referências adicionais. O que realmente importa hoje é se suas convicções o fortalecem ou enfraquecem. Comece hoje mesmo a desenvolver o hábito de focalizar as consequências de todas as suas convicções. Estão fortalecendo sua base, ao impulsioná-lo para a ação na direção que deseja, ou contêm o seu avanço”?

Em outras palavras, podemos afirmar que uma pessoa apenas alcança o sucesso na sua vida, seja no aspecto pessoal, profissional ou outro qualquer, se acreditar que é capaz disso! Se se livrar das convicções ruins, isto é, das crenças limitantes que o impedem de chegar lá. Mas nem sempre é fácil quebrar essas crenças limitantes, pois é preciso experiências que as solidifiquem.

Para tanto, Tony Robbins sugere um exercício para quebrar crenças limitantes de forma gradativa, que consiste no seguinte:

  1. Liste em uma folha de papel as suas convicções fortalecedoras e as convicções enfraquecedoras.
  2. Em seguida, escolha as três que considera ser as mais fortalecedoras. Elas devem ser levadas para o resto da sua vida.
  3. Por fim, identifique as três que mais te limitam. Essas, devem ser descartadas de vez da sua vida. E, para quebrá-las, faça a si mesmo as sete perguntas a seguir:
  • Até que ponto essa convicção é ridícula ou absurda?
  • A pessoa com a qual aprendi esta convicção podia ser tomada como modelo nesta área?
  • Quanto vai me custar, em termos emocionais, se eu não me livrar dessa convicção?
  • Quanto vai me custar, em termos de relacionamentos, se eu não me livrar dessa convicção?
  • Quanto vai me custar, em termos físicos, se eu não me livrar dessa convicção?
  • Quanto vai me custar, em termos financeiros, se eu não me livrar dessa convicção?
  • Quanto vai me custar, em termos de família e pessoas amadas, se eu não me livrar dessa convicção?

Ao responder esses questionamentos, é bem provável que você conclua que não vale a pena manter essas convicções, uma vez que elas não se sustentam. Procure, gradativamente, substituir essas crenças limitantes por outras convicções boas, que possam te inspirar, te fortalecer. Se necessário, refaça esse exercício diariamente.

É muito comum termos em mente as mais diversas ideias e convicções. Mas quando as escrevemos, as lemos, e tentamos justificá-las com argumentos, percebemos que não são as melhores crenças para termos em nossa jornada.

Líderes são aqueles que vivem por convicções fortalecedoras. E que ensinam os outros a explorar todo o seu potencial, mudando as crenças limitantes que os impedem de prosperar.

Sumário
VENÇA SUAS CRENÇAS LIMITANTES COM PEQUENAS MELHORIAS DIÁRIAS
Artigo
VENÇA SUAS CRENÇAS LIMITANTES COM PEQUENAS MELHORIAS DIÁRIAS
Descrição
Aprenda um exercício eficaz para quebrar as crenças limitantes que te atrasam de forma gradual, por meio de pequenas melhorias diárias.
Autor
Site
Guia do Milhão

2 Comentários


  1. Eu tinha uma crença limitante devastadora até alguns anos atrás, que envolvia minha família e me trabalhava muito, e foi assim mesmo que consegui superar, trocando ela por uma outra crença que passou a me fazer bem. Boas dicas.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *